A Baja TT ACP do Campeonato de Portugal de TT arranca este fim de semana no concelho de Santiago do Cacém. Esta sexta-feira, dia 6 de março, pelas 18 horas junto ao Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André realiza-se a cerimónia de partida. A prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) é a segunda jornada de um dos mais competitivos campeonatos de TT da Europa, e vai levar os concorrentes a navegarem por trilhos de areia traçados entre os municípios de Santiago do Cacém e Grândola, com passagem pelos de Alcácer do Sal e Sines, num total de 250 km competitivos totalmente novos.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salienta que esta é mais uma grande iniciativa que o Concelho acolhe. “Pela primeira vez uma etapa do Campeonato de Portugal de TT vem ao nosso Concelho, e tudo partiu de um desafio que o ACP nos colocou e que nós, naturalmente, aceitámos. O Autarca considera que esta Baja se insere na “estratégia que definimos de receber no nosso Município grandes eventos desportivos, cuja realização traz dinâmica à economia local e projeta o seu nome. Este tipo de provas atrai sempre multidões porque os desportos motorizados têm muitos adeptos, basta lembrarmo-nos quando o Paris/Dakar passou pelo nosso território. Por isso as nossas expectativas são muito otimistas”.
A Baja TT ACP Santiago do Cacém / Grândola é a mais recente aposta desportiva do Automóvel Club de Portugal e vai trazer ao Campeonato algo de ímpar e fazer com que os pilotos tenham, verdadeiramente, um ano de competição em todos os tipos de terrenos. A areia vai estar presente em cerca de 50% do percurso delineado para esta prova.
O Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, será o centro de operações onde têm lugar todas as verificações, a assistência e o parque fechado. Daí, o pelotão de carros e motos, de 47 equipas, que têm na Baja TT ACP Santiago do Cacém / Grândola uma prova extracampeonato, rumam à Cerimónia de Partida no final da tarde do dia 6 de março, a realizar-se próximo do Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André.
O sábado conta com três troços cronometrados no concelho de Grândola, com o Prólogo, de 4 km, o SS1 com 60km, o SS3 com cerca de 50km e dois reagrupamentos no Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém, onde termina o dia com a assistência e parque fechado. O último dia de prova, 8 de março, tem um único troço, o SS3, desenhado ao longo de 140 km no concelho de Santiago do Cacém, estando a entrega de prémios marcada para o Auditório Municipal António Chainho, prevista para as 15 horas.
Segundo a organização a Movielight garantirá a transmissão em direto do prólogo da prova no seu Facebook.
Para saber tudo sobre a BAJA TT ACP Santiago do Cacém/Grândola aceda a: http://www.bajattacp.pt/