O projeto Batebatukas, que nasceu a partir de um protocolo entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém – através da sua Escola de Música – e a Escola Secundária Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém), é apresentado no dia 25 de maio (quarta-feira), no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, em tripla sessão (12h00, 14h30 e 21h30).
O projeto, cuja apresentação está a ser preparada já há quatro meses, é coordenado pelo Prof. Fernando Malão, da Escola Municipal de Música, e reúne 20 jovens, dos 15 aos 17 anos, oriundos do curso vocacional da Escola Secundária Manuel da Fonseca. Estes cursos são uma alternativa para que os alunos com graus diversos de insucesso escolar possam continuar dentro da escolaridade obrigatória. Alguns destes jovens sentem-se fora do contexto escolar e da sociedade, revelando uma baixa auto-estima, poucas competências sociais, percursos pedagógicos frágeis e desmotivação em geral para enfrentar os desafios da vida.
O Batebatukas surge, com efeito, com um caráter pedagógico, pretendendo devolver esperança e sentido de responsabilidade, bem como um sentimento de valorização pessoal e coletiva. Não haverá instrumentos convencionais em palco e o espetáculo é inspirado na mítica estrutura de percussão da super-banda Stomp.