O Serviço Municipal de Bibliotecas e Arquivo (SMBA) da Câmara Municipal de Santiago do Cacém assinalou o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, numa iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santiago do Cacém, com a leitura da história “Cuida bem de mim”, escrita por Maria Inês de Almeida e ilustrada por Manel Cruz, aos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santo André, no âmbito da Hora do Conto, que decorreu na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”.
O objetivo da iniciativa foi o de alertar para o direito fundamental de ser bem cuidado, ser amado, protegido e respeitado através de uma linguagem acessível e compreensível para os mais novos.
O mês de abril é assinalado, em vários países, incluindo Portugal, com a campanha “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”. Tudo começou quando, em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) colocou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. A cor azul simboliza a cor das lesões no corpo das crianças vítimas de maus-tratos.
Pode conhecer a história em https://www.cnpdpcj.gov.pt/mes-da-prevencao-dos-maus-tratos-na-infancia