A Câmara Municipal, para assinalar o Dia da Cidade de Vila Nova de Santo André, nos dias 17 e 18 , Dia do Município de Santiago do Cacém, nos dias 24 e 25, promove quatro espetáculos que vão decorrer de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo e pela Direção-Geral de Saúde (DGS) para este tipo de eventos, tendo em conta a situação de pandemia por COVID-19.
O Vereador Jaime Cáceres, com o Pelouro da Cultura, explica que “convém esclarecer que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém cancelou todos os concertos ao ar livre tendo em conta que nesses espaços não conseguimos ter o controlo sobre o público que é exigido pelas diretrizes emanadas pela DGS.”
Quando, no dia 1 de junho, o Governo e a DGS avançaram com a possibilidade de as casas de espetáculo reabrirem, a Autarquia, numa primeira fase, iniciou as sessões de cinema no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém “e, desde então, temos estado a monitorizar o seu funcionamento”, explica o Autarca.
Jaime Cáceres sublinha que os concertos ao ar livre, programados para Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, foram cancelados, “mas, para não deixar passar estas datas em branco, ponderámos realizarem-se dois espetáculos, em cada uma destas cidades, que vão decorrer nos auditórios, onde fazemos cumprir as regras de segurança tendo em conta a situação pandémica que vivemos atualmente.” O Autarca avança que “programámos estes espetáculos com o máximo de responsabilidade, qualquer uma das salas tem um plano de contingência aprovado pela DGS e pela Autoridade Local de Saúde, criando, para as pessoas, todas as condições de higiene, segurança e saúde.”
Segundo o Autarca “vamos aproveitar o momento para sermos solidários com a doação de bens alimentares, de higiene ou de limpeza a entregar quando for levantar o seu bilhete”. Os bens obtidos serão encaminhados para as Juntas de Freguesia, neste caso a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e Santo André, que farão a sua distribuição.
No âmbito da Comemoração do Dia da Cidade de Vila Nova de Santo André, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André promovem a realização, nos dias 17 e 18 de julho, pelas 21h30, dois espetáculos com Rita Guerra, no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo. Os bilhetes estão disponíveis na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”. O Dia do Município de Santiago do Cacém será assinalado com dois espetáculos do fadista Marco Rodrigues, nos dias 24 e 25 de julho, a partir das 21h30, no Auditório Municipal António Chainho. No dia 25 pelas 10h00, frente ao edifício da Câmara Municipal realiza-se a cerimónia do hastear da Bandeira com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago do Cacém.
Para ambos os espetáculos, os bilhetes são entregues mediante a doação de produtos alimentares, de higiene ou de limpeza.
Os espetáculos decorrerão de acordo com as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde. As entradas serão limitadas aos lugares disponíveis por Lei.
Oiça as declarações do Vereador da Câmara Municipal Jaime Cáceres