A Câmara Municipal de Santiago do Cacém em conjunto com o Destacamento Territorial da GNR está a levar a cabo, em todas as freguesias do Concelho, uma ação de sensibilização para que se cumpra o dever geral de recolhimento domiciliário, como forma das populações se protegerem do surto de Covid-19, e assim combater a propagação deste vírus.
“Fique em casa.” É a mensagem principal que está a ser difundida através de avisos sonoros para alertar a população para os cuidados que deve ter durante a pandemia.
Os efetivos da GNR vão percorrer a malha urbana das cidades de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, alertando de forma sonora a população para permanecer em casa. A Câmara Municipal de Santiago do Cacém irá transmitir a mensagem em Abela, Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, Santa Cruz, São Bartolomeu da Serra, São Domingos, São Francisco da Serra e Vale de Água, e nas zonas rurais.
O dever geral de recolhimento domiciliário foi definido no regulamento do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, determinado no artigo 5.º do Decreto que define quais as obrigações e situações de exceção deste regime.
A Autarquia tem vindo a desenvolver várias ações para informar a população sobre a situação agora vivida e as medidas que deve ter para se proteger, assim como os apoios existentes, com a afixação de placas e cartazes informativos e a atualização constante das redes sociais. Para obter toda a informação pode aceder ao site do Município através do endereço cm-santiagocacem.pt/municipio/saude/coronavirus-covid-19/