A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, devido à situação causada pela pandemia da COVID-19, viu-se na obrigação, e de forma consciente, de cancelar os eventos previstos para os próximos meses. Decisão que surge no âmbito das medidas extraordinárias que teve de tomar com o objetivo de prevenir a propagação desta doença e, assim, assegurar a saúde de toda a população.
A Autarquia lamenta a decisão, mas considera obrigatório cancelar a realização do concerto ao ar livre das Comemorações do Dia do Município, a 24 de julho, do Santiago Style Weekend, que iria realizar-se de 31 de julho a 1 de agosto. Foram também cancelados, o concerto ao ar livre no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade de Vila Nova de Santo André, que teriam data prevista para 17 e 18 de julho, o Festival da Patanisca, que se realizaria no Cercal do Alentejo nos dias 7 e 8 de agosto, e a, tradicional e secular, Feira do Monte, que decorreria nos dias 4, 5 e 6 de setembro.
Apesar do levantamento gradual das medidas de contingência durante esta fase de Estado de Calamidade, “a nova normalidade” que hoje vivemos e as limitações impostas não permitem a realização destas iniciativas e eventos municipais.
A Autarquia pela salvaguarda da saúde e segurança da população assumiu esta posição, agradecendo a compreensão de todos e esperando que para o próximo ano estejam reunidas todas as condições para a realização destes eventos, assim como de outros, que marcam a vida do Município.