O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santo André recebeu a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no atendimento ao cidadão nas áreas de missão policial e de fiscalização, indicou o Ministério da Administração Interna (MAI). A Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera positiva esta certificação, que espera que contribua para continuar a manter no Concelho as baixas taxas de criminalidade registadas. No entanto, a Autarquia aguarda por uma resposta da tutela perante a falta de efetivos, em alguns postos do Município, necessários para assegurar uma resposta mais célere às ocorrências e assim garantir o sentimento de segurança da população.
Foram 12 os postos nacionais que obtiveram esta certificação. A GNR definiu como âmbito do seu SGQ a melhoria contínua dos seus processos no serviço prestado à população e que é medido numa avaliação feita a três níveis: a qualidade no atendimento ao público; a qualidade no patrulhamento; e a qualidade na fiscalização, informou o MAI. O projeto foi desenvolvido através da aplicação do modelo previsto no âmbito da norma ISO 9001:2015, referente à qualidade dos serviços.
A GNR atribuiu a certificação de qualidade a três postos alentejanos, Santo André, Vendas Novas e Elvas, aos quais se juntam os postos de Barcelos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Macedo de Cavaleiros, Maia, Oliveira de Azeméis, Fátima e Azambuja. No seu conjunto, estes postos territoriais contam com um efetivo de 364 militares.
O MAI, tutelado por Eduardo Cabrita, refere ainda que, no futuro e numa terceira fase, a certificação de qualidade será atribuída a destacamentos territoriais, ou seja, a um nível superior na estrutura da GNR.