A 1.ª viagem de um automóvel em Portugal voltou a ter uma reconstituição histórica, promovida pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, percorrendo as estradas, nos dias 23 e 24 de outubro, na XXVI Viagem Histórica a Santiago do Cacém. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Abela.
Os “D. Elviras” entraram no Município de Santiago do Cacém pela vila de Ermidas-Sado onde foram recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, que lhes entregou uma lembrança. Os automóveis antigos desfilaram pelas ruas da Vila proporcionando uma tarde animada a quem os viu passar.
O principal largo da aldeia de Abela foi o local escolhido para a gincana clássica que surpreendeu todos os que se deslocaram para admirarem a classe e o brilho de automóveis que ao longo de gerações têm deixado a sua marca no imaginário de todos. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha e a Presidente da Junta de Freguesia, Hélia Rodrigues receberam com entusiasmo as 40 relíquias automóveis que participaram nesta reconstituição.
A iniciativa comemorou os 126 anos da 1.ª viagem de automóvel de Lisboa a Santiago do Cacém do Panhard & Levassor comprado em Paris, no ano de 1895, por D. Jorge d’Avillez, um jovem aristocrata de Santiago do Cacém, que se tornou um marco histórico. Segundo rezam as crónicas esta viagem demorou três dias e as peripécias foram muitas, começou logo na Alfândega de Lisboa com a dúvida sobre que taxa aduaneira aplicar. Seria uma máquina agrícola ou uma locomóvel (máquina movida a vapor)? Depois da montagem das várias componentes, numa oficina de carruagens, e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor inicia a primeira viagem de um automóvel em solo português, a uma velocidade máxima de 15km/h, com destino à casa D’Avillez em Santiago do Cacém. À entrada da vila de Palmela acontece o primeiro acidente. Um burro assustado no meio da estrada acaba por ser atropelado e morre, o dono é recompensado pela perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época. Nesta aventura estiveram envolvidos D. Jorge D’Avillez, Jules Phillipe, engenheiro na região, e Hidalgo Vilhena, outro santiaguense, pioneiro na arte fotográfica da época. A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou um grande entusiasmo e espanto entre os santiaguenses, e até os presos tiveram direito a vir à rua ver uma máquina tão fabulosa. O Panhard & Levassor pertence ao Automóvel Club de Portugal e encontra-se no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto. Foi, também, para Santiago do Cacém que veio o primeiro Rolls Royce e a primeira licença de condução.
Os automóveis antigos, que participaram na XXVI Viagem Histórica, deixaram o nosso Concelho a partir de Vila Nova de Santo André, tendo passado por Brescos, Lagoa de Santo André e Cascalheira, na manhã de 24 de outubro.