Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém participou no dia 26 de agosto, na reunião que decorreu com o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) que juntou os Presidentes das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
Os autarcas apresentaram ao governante as suas preocupações perante as dificuldades financeiras no financiamento do transporte público de passageiros. Os cinco municípios têm-se empenhado para garantir o bom funcionamento da rede de transportes públicos na região do Alentejo Litoral, atendendo às recomendações da Autoridade de Saúde e às necessidades da população, de modo a contribuir para uma maior coesão territorial.
Recorde-se que, para benefício das populações, os cinco municípios têm vindo a garantir, através de transferências financeiras para a Rodoviária do Alentejo, os passes mensais cujo valor não ultrapassa os 40 euros. O Município de Santiago do Cacém assegura, também, a totalidade do valor dos passes escolares aos alunos do Concelho, de todos os anos de escolaridade e de qualquer escalão de rendimentos, o que representa um investimento de 520 mil euros.
Na reunião o Secretário de Estado da Mobilidade informou que dos 94 milhões de euros que o Governo tem disponíveis no Orçamento Suplementar, para apoiar os défices das operações de transportes públicos, o Litoral Alentejano, através da CIMAL, só terá direito a 50 mil euros. De acordo com o governante, não existem condições para reforçar a verba, dado que a distribuição já se encontra aprovada. Também foram informados que a esmagadora maioria da verba será transferida para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. A CIMAL e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, continuarão empenhados em proporcionar passes com o valor máximo de 40 euros a quem deles necessitar, embora considerem injusto o valor atribuído pelo Governo.
O Litoral Alentejano ocupa um território de grande dimensão onde há ausência de transporte de passageiros e que a Rodoviária Nacional é a única oferta existente.
A adesão do Município de Santiago do Cacém ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos permitiu reduzir o valor do passe para os munícipes, quer para as suas deslocações no território do Litoral Alentejano, como para as regiões de Setúbal ou de Lisboa.