A Câmara Municipal organizou, no dia 29 de novembro, o 2.º Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém. O Auditório Municipal António Chainho juntou 110 participantes num amplo debate em torno daquilo que pode reforçar as ligações entre os agentes turísticos locais e regionais, na promoção de um funcionamento em rede e em complementaridade, gerando um conhecimento mais profundo entre profissionais e empresários no ramo da restauração, hotelaria, empresas de animação turística, ou agências de viagem.
Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, sublinha que os participantes saíram “muito mais enriquecidos” deste 2.º Encontro e destaca a forte possibilidade da Câmara Municipal vir a “organizar um terceiro Encontro, porque se há aspeto, do ponto de vista económico, que tem alavancado o Município, a Região e o País é o Turismo. Aqui em Santiago do Cacém, temos sentido isso. Vários têm sido os investimentos nesta área, nos últimos tempos. Alguns deles, que foram realizados há alguns anos atrás, já estão a ser reforçados por parte dos respetivos investidores, em particular com a ampliação dos seus hotéis, pois a procura tem justificado essa necessidade de expansão. A aposta no Turismo é absolutamente fundamental para nós e é isso que vamos continuar a fazer nos próximos tempos”.
O 2º Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém foi também uma oportunidade para todos os interessados em enveredar, a nível profissional, pelo ramo turístico e foi ainda uma oportunidade para ouvir testemunhos e exemplos de agentes e empresas já estabelecidos e consolidados no setor. Além do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a sessão contou com intervenções de António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; e de Vítor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Durante a manhã, a plateia pôde assistir também a um filme sobre a Lagoa de Santo André, da autoria de Hélder Gonçalves . O primeiro de três painéis teve lugar ainda da parte da manhã, com os restantes a estarem reservados para o período da tarde. Em todos eles, estiveram presentes empresários e agentes de turismo locais, nas mais variadas áreas, que não só deram a conhecer melhor os seus negócios, como também trouxeram ideias e considerações que foram depois debatidas com o público, sempre em torno do trabalho em rede e da promoção do turismo no Município e na Região.