A 20 de setembro de 1510 era atribuída por D. Manuel I a Carta de Foral a Alvalade, 509 anos depois esta Vila no Concelho de Santiago do Cacém assinala a data com a iniciativa Alvalade Medieval que, nos dias 13, 14 a 15 de setembro, recriam a vida na época e leva os visitantes numa viagem no tempo.
As ruas da Vila e centro histórico transformam-se para receber el Rey D. Manuel I e o seu séquito. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostram e ensinam a sua arte.
Nas tabernas são servidas iguarias inspiradas na época, e trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animam e dão cor a Alvalade Medieval.
No Cerrado das Tulhas bravos cavaleiros batem-se em duelos de armas a cavalo e de esgrima. Sempre animadas, várias representações teatrais trazem à praça e ruas da Vila de Alvalade a vida na Idade Média. Centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso em farrapos os senhor bispo solene, criam o cenário perfeito para esta viagem.
O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Proporcionando à população local o conhecimento da História da sua terra, e aos visitantes o contato com mostras de produtos e artigos regionais.
Numa organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.
Para mais informações consultar o site: https://alvalade-medieval.webnode.pt https://www.facebook.com/AlvaladeMedieval2014/