O Balcão Único Municipal (BUM), em Santiago do Cacém, localizado no edifício ao lado da Câmara Municipal, abriu, dia 13 de setembro, portas aos munícipes que têm agora ao dispor um espaço que concentra um conjunto de serviços municipais, com o objetivo de dar uma resposta eficiente às suas solicitações.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explicou que o BUM “é um novo espaço moderno e eficiente, que ao concentrar um conjunto de serviços prestados pela Câmara Municipal vem dar uma resposta mais célere, evitando que os munícipes andem de departamento em departamento dentro do edifício da Câmara Municipal, e fora deste, para tratar de diferentes assuntos.” O Autarca destacou a formação específica que recebeu, durante vários meses, a equipa que presta atendimento no BUM. Acreditando que “a Câmara Municipal dá, com este serviço, um passo importante na melhoria da resposta de serviço público.”
Neste espaço será possível tratar de assuntos referentes ao ambiente, a águas e saneamento, a educação, a transportes, a mobilidade e trânsito, a urbanismo, ao cemitério. Realizar pagamentos de faturas e efetuar pedidos de intervenção no espaço público. Solicitar apoio institucional ou atendimento técnico (mediante marcação), e obter o cartão sénior municipal ou o cartão municipal o “Engenhocas” e, ainda, deixar sugestões e reclamações, ou seja, tudo aquilo que pressupõem os serviços de atendimento da Câmara Municipal.
O BUM tinha sido programado abrir em 2020, mas devido à situação vivida em resultado da pandemia por COVID-19 não foi possível fazê-lo, “porque a equipa responsável pela área da modernização administrativa e informática ao longo destes últimos meses esteve focada em garantir que os sistemas informáticos funcionassem de modo a que os serviços municipais fossem assegurados no regime de teletrabalho. Agora estavam reunidas todas as condições para este espaço funcionar, e foram já vários os munícipes que aqui se deslocaram para resolver as mais variadas questões.”
O Balcão Único Municipal integra a operação “Santiago do Cacém Digital +” com um investimento total de 425.127,53 euros e é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 com uma comparticipação do Fundo Social Europeu (FEDER) de 361.358,40 euros. A contrapartida do município é de 63.769,13 euros
Declarações de Álvaro Beijinha