A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE (ULSLA) participou no congresso da EUSUHM 2019, que decorreu na cidade de Roterdão entre 11 e 13 de setembro, sob o tema; “Mudar contextos: influenciar a juventude e o meio envolvente”. Organizado por profissionais de saúde preventiva para jovens, da área da saúde pública, o congresso focou os cuidados de crianças e jovens e na avaliação da influência do contexto ambiental sobre a saúde e o comportamento dos jovens, pretendendo demonstrar como as mudanças no contexto de vida influenciam a saúde e o comportamento.
A ULSLA foi representada neste congresso por elementos da equipa do projeto “Litoral Alentejano aos olhos das crianças”: duas jovens de Alcácer do Sal e de Grândola, apoiadas pelas respetivas autarquias, bem como uma enfermeira da USP Alentejo Litoral, promotora e coordenadora do projeto.
Neste contexto foi feita uma apresentação sobre o projeto, realizado em 2016/2017 e que, de acordo com o Plano Local de Saúde 2018/2020, está a ser replicado em alguns concelhos.
A EUSUHM – European Union for School e University Health and Medicine, é uma união pan-europeia de várias organizações e instituições nacionais preocupadas com a saúde e bem-estar dos jovens.