A DECO Alentejo, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, registou em 2017, 104 pedidos de intervenção apresentados pelos consumidores do Município.
As situações de sobre-endividamento (81 %) foram as que motivaram um maior número de pedidos de apoio.
A colaboração da DECO Alentejo com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem permitido ao consumidor residente neste concelho um apoio de proximidade para a resolução de conflitos de consumo e de situações de sobre-endividamento das famílias. Este Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Santiago do Cacém disponibiliza na terceira terça-feira de cada mês, no período das 09h30 às 12h30, apoio aos consumidores. O atendimento é gratuito e decorre nas instalações do Gabinete de Apoio ao Empresário.
A parceria em questão tem sido vantajosa para todos os consumidores de Santiago do Cacém que, além de poderem receber apoio na resolução dos seus conflitos de consumo, beneficiam também de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas. Para isso têm sido dinamizados espaços de informação ao consumidor através das rádios da região Alentejo, facilitando, assim, o acesso à informação.
A DECOJovem tem também trabalhado com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor. As IPSS’s têm-se associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre temas que preocupam a população , como sejam as questões relacionadas com a gestão do orçamento, os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.
Ao abrigo do protocolo com a Autarquia, os munícipes poderão beneficiar de apoio da DECO contactando previamente o serviço municipal para efetuar marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 269 829 400.