O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor. Promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL., a iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.
A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.
O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura, ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.
O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.
Participam na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa e a Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.
O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.