O 4.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, que se realizou entre os dias 19 e 28 de janeiro, voltou a superar todas expectativas e contou com a presença de milhares de pessoas oriundas de vários pontos do país, que esgotaram os restaurantes aderentes e não quiseram perder a oportunidade de degustar uma iguaria que cada vez mais reúne consenso na sua qualidade.
Durante dez dias, os restaurantes: A Cascalheira, A Charrua, Café Snack-Bar A Palmeira, Chez Daniel, Copacabana, Faz-te Esperto, Martins, Quinta do Giz, Tasquinha do Ilídio, Snack Bar Arco Íris, Ti Adélia e Ti Lena & Casa do Gin, todos situados na freguesia de Santo André, disponibilizaram vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais.
“O Festival fez com que o Município de Santiago do Cacém, estivesse “nas bocas do mundo” em termos gastronómicos. Foram dez dias em que os restaurantes estiveram cheios e em que tivemos a capacidade de atrair a comunicação social ao Município”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC. “O Festival tem vindo a crescer de ano para ano, e o feedback que tenho tido por parte de alguns empresários da restauração é muito positivo”.
“É seguramente um forte contributo que a Câmara Municipal dá à restauração e à economia local”, destaca Álvaro Beijinha, “estes 10 dias são muito importantes, mas depois tudo o que vem a seguir também o é, porque as pessoas ficam a conhecer o nosso Concelho e muitas delas voltam não só para comerem enguias, mas também outros pratos belíssimos da nossa gastronomia”.
É nesse sentido que a Câmara Municipal continua a apostar nesta área com a realização de outros festivais congéneres como o do Tomate em Alvalade, ou o Festival Sabores da Terra do Mar e da Lagoa, organizado pela Junta de Freguesia de Santo André com o apoio da Câmara Municipal.
“Esta é uma estratégia, na área do Turismo, que iremos continuar a seguir e quero deixar uma palavra de apreço a todos os empresários da restauração que se associaram à Câmara Municipal nesta iniciativa, à Junta de Freguesia de Santo André, que colaborou connosco , uma vez mais, e todas as pessoas que se deslocaram aos restaurantes para degustarem esta iguaria da Lagoa de Santo André” conclui o Presidente da CMSC.
Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, foram alguns dos pratos que os doze restaurantes aderentes disponibilizaram nos dez dias do Festival. A iniciativa não tinha qualquer caráter competitivo, nem pressupunha qualquer classificação entre os participantes, que estiveram única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é, cada vez mais, considerado um orgulho da gastronomia local.
Esta 4.ª edição contou com a animação musical da Companhia XPTO.