A 3.ª Gala do Desporto do Município de Santiago do Cacém teve lugar, no dia 29 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho, e distinguiu o trabalho, o esforço e a dedicação de atletas, clubes e associações na época desportiva 2023/2024. Foi também o momento para homenagear quem, ao longo da sua vida desempenhou, um papel fundamental no desenvolvimento e promoção do desporto no Município
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que nesta gala “reconhecemos o mérito de atletas, clubes e associações cuja dedicação faz com que o nosso Concelho seja cada vez mais dinâmico desportivamente e, simultaneamente, eclético.” Com um sentimento de “orgulho, pelo compromisso com a população”, lamentou que os sucessivos Governos “pouco ou nada invistam” nesta área, seja no apoio aos clubes, iniciativas e equipamentos. “Não fosse o trabalho voluntário desenvolvido por milhares de pessoas e pelos apoios concedidos pelas autarquias, o acesso à prática desportiva seria muito limitado.”
Álvaro Beijinha destacou as 38 associações e clubes com atividade desportiva regular no Município, os 1407 atletas federados, acrescentando que, durante a época 2022/2023, realizaram-se 51 eventos desportivos, sem incluir os jogos dos campeonatos que acontecem semanalmente nas diferentes modalidades, que envolveram a participação direta de 15 mil pessoas. “Estes números espelham bem o que é a crescente procura no nosso Concelho pela prática desportiva que se estende por todas as faixas etárias.” Reconhecendo que “há muito que ainda pode ser feito, não deixamos de ser um exemplo a nível regional, com uma rede de equipamentos desportivos alargada e um investimento de 1,5 milhões de euros na época de 2023/2024. No Orçamento para 2025 aprovámos mais 20% sobre o apoio direto que atribuímos na área do desporto, também mantivemos a verba de 100 mil euros para a aquisição de viaturas por parte de clubes e associações desportivas.”
Nos últimos dez anos foram construídos três campos de futebol de relva sintética, um de futebol de sete e um de cinco, um Skate Park, dois polidesportivos, seis campos de padel, infraestruturas de tiro e todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico têm campo de jogos”. Foram, também, realizadas as “requalificações de três polidesportivos e dos pisos dos pavilhões municipais de Santiago do Cacém e de Santo André, e a aquisição do pavilhão do Juventude Atlético Clube. A estes investimentos juntam-se os dos clubes, associações e Juntas de Freguesia.
O júri da Gala do Desporto, constituído por um jornalista ligado ao desporto, dois dirigentes desportivos, um Presidente de Junta de Freguesia, dois técnicos superiores do Serviço de Desporto e o Presidente da Câmara Municipal, distinguiu:
Associação Desportiva do Ano – Clube de Ténis de Santo André;
Dirigente do Ano – Rui Candeias (GDR São Francisco da Serra);
Desporto Escolar – Raquel Casa Nova (badminton e ténis de mesa – Agrupamento de Escola de Santiago do Cacém);
Equipa do Ano – Seniores Futebol 11 do União Sport Club;
Treinador do Ano – Nuno Páscoa (padel – Clube de Ténis de Santo André);
Evento Desportivo do Ano – STC ULTIMATE OBSTACLE CHALLENGE (Os Chaparros BTT Team);
Desporto adaptado – Carlos Gaspar (natação – CNLA);
Atleta Revelação – Alexandre Cabá (motociclismo);
Atleta do Ano Feminino – Ana Filipa Santos (ténis);
Atleta do Ano Masculino – Edgar Matias (atletismo – GDR São Francisco da Serra);
Homenagem Carreira – António Chainho Parreira “Casinhas”
De entre os convidados que participaram na 3.ª Gala do Desporto, destaque para Rui Miguel Tovar, jornalista, comentador desportivo e escritor, José Carlos Ferreira, do Sindicato dos Jogadores de Futebol, Joaquim Rebelo e João Alves, antigas glórias do futebol nacional, e José Teixeira, da Associação de Futebol de Setúbal. O evento contou, ainda com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, os Vereadores da Câmara Municipal, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Município.
A cerimónia contou com momentos de entretenimento, ao vivo, proporcionados pela Bandalouca da Academia de Música de Santo André e pela ACRO ESA, classe de ginástica acrobática do Estrela de Santo André.