A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo organizaram, nos dias 2 e 3 de agosto, a primeira edição do “Festival da Patanisca” no Cercal do Alentejo. O objetivo principal passou por impulsionar a economia local e o turismo, através de um produto tão característico da nossa gastronomia, complementado por um cartaz de animação musical que atraiu milhares de pessoas ao Largo dos Caeiros para ouvirem na sexta-feira, Jorge Nice e Dj LC e no sábado Virgul e DJ Mikas.
Os pratos ao dispor dos visitantes foram todos confecionados pelos restaurantes aderentes e associações locais.
Os restaurantes tiveram muita afluência durante os dias do festival cumprindo o objetivo principal que foi alcançado. De acordo com o Vereador da Câmara Municipal, Jaime Cáceres “ foi um êxito estrondoso. A população, restaurantes e associações ficaram muito satisfeitos e nós cumprimos este nosso objetivo de proporcionar no Cercal do Alentejo este Festival”.
De salientar que as Pataniscas servidas foram variadas “para além das tradicionais de bacalhau, as associações e restaurantes surpreenderam os visitantes com outras variedades inovadoras: de poejo com mel, de polvo ou ainda de camarão”, salienta Jaime Cáceres que revela “ficou demonstrado que este Festival tem “pernas para andar” e para o ano iremos ter de novo o Festival da Patanisca no Cercal do Alentejo e com mais restaurantes e associações a participarem”.
Foram quatro restaurantes e seis associações que confecionaram as pataniscas: Restaurante O Cantinho da Bete, Restaurante A Queijaria, Restaurante Marisqueira Nova Cervejaria do Cercal, Pizzaria Patrício, Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Sociedade Juventude Cercalense , Associação Musical dos Amigos da Banda Filarmónica Lira Cercalense, Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Associação de BTT Cercal Bike e o Grupo Motard Rodar Lento.
Oiça as declarações do Vereador Jaime Cáceres