Mostra de Gastronomia nos Restaurantes
O tomate é um fruto originário das Américas Central e do Sul, que chegou à Europa pelo porto de Sevilha no final do século XVI, entrando rapidamente na gastronomia portuguesa na mesma época. O tomate começou a ser cultivado na região de Alvalade em 1959, tendo atingido nos anos de 1973 a 1975 a sua maior expressão com uma área de 1600 ha. Este grande aumento de área deveu-se à adaptação da cultura às caraterísticas climatéricas e aos solos desta região, à disponibilidade de água pelas obras de rega de Campilhas e do Alto Sado, e também ao funcionamento da maior fábrica de concentrado de tomate do Pais (ECA).
Atualmente, nesta região o tomate ocupa 300 ha a 450 ha, sendo produzido de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias avançadas, os quais permitem obter produtividades acima da média mundial. Porque temos condições únicas de clima e solo, o tomate desta região é especialmente dotado de uma sabor e de uma riqueza nutritiva excecional – faz tão bem como sabe.
Numa perspectiva de criar um ímpeto para a dinamização da economia local, o município de Santiago do Cacém, com o apoio da AlenSado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL, da Junta de Freguesia de Alvalade, e da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e ribatejo, realiza de 9 a 11 de setembro, este festival cujo objetivo principal passa por impulsionar a economia local através da promoção da gastronomia e de um produto de reconhecida qualidade como património local e enquanto elemento estratégico para desenvolvimento da economia local, nomeadamente dos estabelecimentos de restauração da freguesia de Alvalade.
Iguarias como tomatada de ovos escalfados ou de carapaus, tomate recheado com atum, pão alentejano torrado com azeite e tomate, doce de tomate com pinhão e requeijão, ou creme de tomate fazem as delícias dos visitantes.
4º Festival do Tomate de Alvalade / Mimosa
Mostra Gastronómica nos Restaurantes
(7,8 e 9 de setembro de 2018)
O Município de Santiago do Cacém realiza, de 7 a 9 de setembro, o 4º Festival do Tomate e mais uma vez conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado.
Os objetivos continuam a centralizar-se no impulso à economia local através da promoção da gastronomia e de um produto “o Tomate” reconhecido pela qualidade e que potencia o património gastronómico local.
A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa nesta época.
Em Alvalade, o Tomate começa a ser cultivado em 1959 e atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, é assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta freguesia e à água abundante de Campilhas e do Alto Sado.
O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.
Porque as condições existentes são razões facilitadoras de energias positivas, e porque o TOMATE faz tão bem como sabe, fica feito o convite para saborear os pitéus que cada restaurante aderente a este Festival, preparou com Tomates produzidos por associados da Alensado, CRL.
Divirta-se!
Veja folheto
FestivalTomate_Folheto
Edição de 2017
Edição 2016